Angola
Temos a viagem ideal para ti
Viagem a Angola
Descobrir Angola
Ainda muito afastada das rotas turísticas, devido aos 27 anos de guerra civil, Angola possui, no entanto, bastantes potencialidades turísticas. O seu território é vasto e diversificado do ponto de vista climático e paisagístico, sendo, por enquanto, o acesso difícil às zonas no interior do país. Apesar da extensa área do país, Angola só possui um local classificado como Património Mundial da UNESCO: são os vestígios da capital do antigo Reino do Kongo, em Mbanza Kongo, local de grande importância histórica para o país. Ao maravilhoso património natural alia-se uma gastronomia deliciosa. O povo é acolhedor e simpático, interagindo com os turistas.
As bonitas praias tropicais entre Luanda e Benguela deslumbram qualquer um pelas paisagens encantadoras. O deserto do Namibe, junto à Namíbia, oferece inúmeras belezas naturais e interesse cultural. As espantosas montanhas do Planalto da Huíla são arrebatadoras. O Parque Natural da Kissama e as Cataratas de Kalandula são igualmente dignos de uma visita. Angola é um encanto para os olhos.
Os fãs de desporto também condições para a prática de surf e mais recentemente golfe, entre outras atividades.
Luanda é uma cidade cosmopolita com muito para ver a fazer. Para complementar a visita, em Angola existem vários museus, sobretudo na capital, Luanda. Pode visitar o Museu das Forças Armadas, o Museu Nacional de Antropologia, o Museu da Escravatura.
O que ver
Para conhecer este destino, estes são alguns dos pontos turísticos a visitar em Angola.
Luanda
Luanda é uma cidade grande e movimentada. Nas ruas deambulam vendedoras ambulantes que procuram vender frutas e outros alimentos. Há inúmeros monumentos, como, entre outros, o Mausoléu de Agostinho Neto, o Palácio de Ferro, que se julga ser da autoria de Gustave Eiffel, a Igreja de Nossa Senhora dos Remédios. Há igualmente vários museus para descobrir durante as suas férias.
Benguela
É uma pitoresca cidade, mais calma do que a capital do país, que ainda conserva exemplares arquitetónicos do período colonial. É exemplo disso o Palácio do Governador, com vista para uma agradável praia de areia. Aprecie o contraste entre os edifícios antigos e os construídos mais recentemente, enquanto passeia pelas ruas da cidade. É também digna de uma visita a Igreja de Nossa Senhora do Pópulo, datada de 1748. É uma igreja de traça tipicamente portuguesa, talvez a primeira construção de pedra e cal da cidade.
Lubango
No Lubango, na Província de Huila, aprecie a panorâmica da cidade a partir da estátua de Cristo. Um local obrigatório para quem vai ao Lubango é a Tundavala, uma fantástica obra-prima da natureza. A paisagem é de cortar a respiração!
Huambo
No Huambo, cidade também conhecida como Nova Lisboa, pode descobrir vários edifícios de arquitetura portuguesa. Ainda é possível identificar as marcas da guerra, há prédios com marcas de balas, tanques de guerra abandonados e monumentos em memória dos mortos de guerra. Em Bailundo, uma cidade da província do Huambo, respira-se história. Aproveite para visitar o museu local e o monumento situado no centro da cidade.
Namibe
Na região de Namibe, há inúmeros pontos de interesse. Vale a pena fazer uma viagem à foz do Rio Cunene, ir até Porto Alexandre, onde poderá ver a milenar welwitschia mirabilis, na zona do farol deixe-se surpreender com as panorâmicas singulares sobre os canyons e conheça o oásis denominado Arco. Se visitar o Mercado 5 de abril, poderá adquirir todos os produtos da região. Ao percorrer a cidade, poderá identificar diversos exemplares da arquitetura colonial. No Museu Provincial do Namibe pode observar algumas peças antropológicas e artesanato local. Para ficar com uma perspetiva sobre a Baía do Namibe, suba ao ponto alto da Paróquia de Santo Adrião e aprecie a panorâmica. Depois percorra as belas praias da costa.
Melhores praias
Na extensa costa de Angola poderá surpreender-se pela beleza natural das praias douradas, as águas mornas, a qualidade da água e o ambiente que as suas praias incríveis proporcionam.
Entre as inúmeras praias incríveis que o país oferece, destacam-se a Ilha de Luanda, a Praia da Restinga, a Praia do Sumbe, a Praia Morena, a Praia do Sangano, o Cabo Ledo, a Ilha do Mussulo e a Praia dos Surfistas.
Ilha de Luanda
A Ilha de Luanda, uma língua de terra e areia com uma extensão de 7 km, situa-se em frente à Baía de Luanda e está a poucos minutos do centro da capital. A localização, a beleza natural, a areia e as ondas tornam este local um dos destinos turísticos mais procurados. Na ilha existem vários bares, restaurantes e discotecas, alguns bastante requintados, onde poderá passar bons momentos.
Praia da Restinga
Situa-se no Lobito, em Benguela. A praia de fundo arenoso e tom dourado e águas transparentes é extremamente bela e famosa. Possui características aproximadas às da Ilha de Luanda. É o local adequado para sentir paz de espírito e conexão com a natureza. Nas proximidades existem diversos hotéis e restaurantes de luxo com vistas incríveis para o mar.
Praia do Sumbe
É uma bonita praia localizada na cidade de Sumbe, província de Cuanza Sul. A sua beleza natural aliada ao ambiente relaxante é ideal para passar uns dias de férias em família ou com o seu grupo de amigos.
Praia Morena
Em Benguela encontra a popular Praia Morena. É uma praia extensa, com areia branca e macia, água limpa e translúcida que oferece um ambiente fantástico para bons momentos de lazer. Nas proximidades existem diversas unidades hoteleiras e restaurantes.
Cabo Ledo
O Cabo Ledo é uma grande enseada situada a 120 km a sul de Luanda, no Parque Nacional de Quissama, na província do Bengo. Paisagisticamente é um local que oferece uma panorâmica deslumbrante: as enormes falésias emolduram o extenso areal. É um local adequado à prática de surf e da pesca desportiva. As suas ondas são consideradas de categoria mundial, segundo alguns sites internacionais. Também é um local de importância histórica, pois foi aqui que, em 1648, desembarcou a frota que recuperou Angola para o domínio português. Nas proximidades há inúmeros resorts, bares e restaurantes.
Praia dos surfistas
A Praia dos surfistas, também conhecida como “Catedral do Surf, em Angola, é um local maravilhoso, com vistas paradisíacas, água calma e bastante limpa.
O que comer
O sabor exótico da cozinha angolana reflete as influências moçambicanas e portuguesas. Se pretende degustar os sabores locais, há alguns pratos que não pode perder.
Um pouco por todo o país encontra vários restaurantes e comida de rua. Poderá deliciar-se com o peixe fresco, acabado de pescar, o delicioso marisco, o calulu de peixe (prato tradicional de Angola) e o funge ou pirão. Se gosta de provar coisas diferentes, experimente o salteado de maungo (lagarta comestível). Como acompanhamentos poderá encontrar batata-doce, feijão com óleo de palma e banana.
O mufete é muito popular e é uma combinação de feijão com azeite, peixe grelhado, banana, batata-doce, cebola picada e farinha.
A cachupa, prato exótico e originário de Cabo Verde, foi adaptado pelos angolanos. É uma mistura de feijão, carne bovina ou suína, bacon, batata, mandioca e repolho. Por vezes também é adicionado milho e batata-doce para que o sabor fique mais doce.
Há diversos bares e restaurantes nas várias localidades. Junto às praias mais movimentadas também existem inúmeras opções, desde as mais simples às mais requintadas.
Aventura e desporto
Situado a 70 km a sul de Luanda, o Parque Natural da Kissama, acolhe centenas de espécies animais. E pode optar por ficar instalado num bungalow no meio do parque! O Parque Cangandala ou o Iona Parque, onde poderá avistar a exclusiva welvitschia mirabilis, uma curiosa planta do deserto do Namibe que pode sobreviver mais de mil anos, também são imperdíveis. O Maiombe é uma floresta inescrutável e uma importante reserva natural.
As Cataratas de Kalandula localizam-se na província de Malange e devem fazer parte da lista de pontos turísticos a visitar. São as maiores quedas de água de África, possuindo 105 metros de altura e 410 de largura. São absolutamente magníficas, sobretudo após a estação chuvosa. Foram classificadas como uma das 7 Maravilhas Naturais de Angola.
Descubra o magnífico património natural visitando o vertiginoso abismo de Tundavala (impressionante cadeia de montanhas cortada por um vale), o rio Kwanza, que batizou a moeda nacional, o Rio Cunene, no coração de Angola, que depois de um percurso de mais de mil quilómetros mergulha 120 metros no Ruacaná e, chegando à foz, mistura-se com o azul do mar Atlântico.
A paisagem da Serra de Leba merece ser apreciada, pois é de tirar o fôlego. E se tiver guia e segurança pode explorar os fantásticos trilhos.
As Grutas de Sassa, localizadas na província de Kwanza Sul, são outro local muito visitado. Pode apreciar formações rochosas admiráveis, bem como praias idílicas, quedas estrondosas e uma paisagem diversificada.
Além dos inúmeros atrativos no que respeita ao património natural, em Angola também pode dedicar-se à prática do desporto. Para além de caminhadas, algumas praias proporcionam condições para a prática do Surf e da pesca. Apesar de pouco conhecido, também já existem alguns campos de golfe com bastante qualidade. A cerca de uma hora e meia a sul de Luanda, em Mangais, existem dois campos de 18 buracos, com spa e restaurante, perfeitamente enquadrados na paisagem. Não perca esta oportunidade!
Lazer e cultura
No que respeita a atividades de lazer e culturais em Angola, há várias coisas para ver e fazer.
Atividades de lazer e culturais em Angola
Em Luanda há vários museus dignos de uma visita: o Museu das Forças Armadas, instalado no bonito forte, o Museu da Moeda, o Museu Nacional da Escravatura, o Museu da História Natural e o Museu Nacional de Antropologia.
Na periferia de Luanda, embora possa não ser muito seguro, decorre o Mercado do Roque Santeiro. É o maior mercado ao ar livre de toda a África.
Na cosmopolita cidade de Luanda há uma grande diversidade de restaurantes, bares e discotecas. Por isso, não faltam espaços para a diversão noturna. Noutras regiões de Angola, as coisas são um pouco diferentes. No Namibe, por exemplo, existem alguns restaurantes e apenas uma discoteca.
Teu blog diario para descubrir novas experiências
Inspira-te para a tua próxima viagem
Férias em família em Fuerteventura: aproveite-as no Iberostar Waves Gaviotas Park
Se está procurando férias em família inesquecíveis num ambiente paradisíaco, o Iberostar Waves Parque Gaviotas é a opção perfeita. Esse hotel em Fuerteventura foi recentemente renovado e oferece tudo o que é necessário para que adultos e crianças possam desfrutar ao máximo da sua estadia. Serviço tudo incluído, quartos modernos, suítes, SPA e ginásio, piscina e claro, uma aposta total no turismo sustentável.
Secrets® Playa Blanca Costa Mujeres 5* Luxury: Onde o luxo ilimitado encontra a beleza das Caraíbas
Passar uma noite romântica num lugar relaxante onde a suave brisa do mar acaricia a sua pele, a decoração é bem cuidada e pode desfrutar do máximo conforto é o sonho de qualquer casal. No entanto, encontrar um local que reúna estas características pode ser um desafio. Secrets® Playa Blanca Costa Mujeres 5* Luxury conseguiu encaixar nessa descrição, graças à fusão do azul do Mar das Caraíbas visível dos quartos com a sumptuosidade que caracteriza este hotel. Um resort de luxo na Costa Mujeres, exclusivamente para adultos que desejam entregar-se ao amor e à paixão ou à tranquilidade do seu ambiente pacífico.
Tulum, descubra as Caraíbas mais vibrantes
Um recanto das Caraíbas que lhe rouba o fôlego e o coração desde o primeiro momento, e onde passará dias inesquecíveis como casal, com a família ou com os amigos.
Férias em Puerto Plata: Um paraíso tropical
Puerto Plata é uma cidade costeira situada na costa norte da República Dominicana. É um destino turístico popular devido às suas praias de areia branca e vistas deslumbrantes sobre o mar. Com a Newblue pode viajar para este destino paradisíaco este verão.