Boa Vista
Temos a viagem ideal para ti
Viagem a Boa Vista
Descobrir Boa Vista
Boa Vista é dos poucos paraísos intocados pelo desenvolvimento desenfreado e pelo turismo invasivo, no entanto, existe uma variedade de serviços que fazem deste ponto de férias um local privilegiado para umas férias confortáveis e de total relaxamento. As praias equipadas dos hotéis, os clubes de praia ao longo da costa e os hotéis da cidade estão preparados para receber qualquer tipo de viajante.
Boavista é uma maravilhosa ilha do arquipélago de Cabo Verde no meio do Oceano Atlântico. É também um ponto focal da cultura Crioula, com uma longa história de piratas e mercadores, tradições ancestrais e uma incrível biodiversidade marinha e terrestre.
A terceira maior ilha de Cabo Verde, a ilha da Boa Vista estende-se ao longo dos seus 620 km2 praticamente desertos, com praias de areias brancas e águas calmas e cristalinas onde a vida passa devagar e sem stresses. Para além das paisagens tropicais, do céu azul e praias paradisíacas, a ilha propicia condições para várias atividades desportivas e convida a ser explorada quer a dois ou em excursões organizadas.
O seu ambiente relaxado e povo amigável tornam-na ideal também para férias em família, podendo tomar banhos de sol, comer as inúmeras iguarias ou entregar-se a um leque variado de atividades culturais e desportivas sem riscos. Embora Cabo Verde seja um país africano, não apresenta perigos no que diz respeito a animais selvagens perigosos nem doenças endémicas. A vacinação não é necessária.
Venha descobrir a amabilidade deste povo mergulhando nos eventos tradicionais, ouvindo uma “morna” ao vivo, assistindo a um espetacular pôr-do-sol sobre o mar, deitando-se nas areias quentes do deserto para olhar o céu estrelado ou deslizando na areia suave das dunas.
Deixe-se levar por esta pérola do Atlântico que o fará apaixonar-se perdidamente.
O que ver
Deserto de Viana
Os ventos alísios oceânicos depositam continuamente enormes volumes de areia vinda do continente africano. Esta areia forma um verdadeiro deserto com apenas um quilómetro de largura e cerca de cinco de extensão. As suas areias brancas criam dunas pontilhadas por algumas rochas vulcânicas muito escuras e alguma escassa vegetação criando um cenário de cores inesquecíveis que não pode perder. Esta é uma zona protegida onde o tráfego de veículos motorizados está proibido. Mas pode chegar até lá facilmente numa das várias excursões disponíveis.
Forte Duque de Bragança
Localizado no ilhéu de Sal Rei, na costa Noroeste da ilha de Boa Vista, foi construído em 1820 para proteger a ilha dos piratas que a saquearam várias vezes pelo seu papel como importante centro de exportação de sal, algodão, gado, lima e cerâmicas.
Atualmente em ruínas, é um local de interesse arqueológico que pode visitar a pé e onde ainda pode ver os canhões que serviam para defender Boa Vista. A sua reabilitação está prevista para breve. As águas em redor do forte são especialmente ricas em peixe e convidam à pesca ou à prática de snorkeling enquanto observa a enorme diversidade de espécies marinhas.
Curral Velho
Esta é a povoação mais antiga de Boa Vista, atualmente deserta e onde só encontrará ruínas. Foi abandonada por volta do século XIX devido à escassez de água potável e dos ataques de piratas. Pode passear entre as ruínas da vila, que se diriam assombradas e depois desfrutar da praia do Curral Velho mesmo ao lado. Localizada numa parte isolada do litoral sul da ilha, os acessos são difíceis e só acessíveis a veículos todo-o-terreno ao longo de uma paisagem quase lunar.
Cidade de Sal-Rei
A única cidade na ilha, está rodeada por salinas, das quais deriva o seu nome. É ladeada pelas fantásticas praias de Diante, Estoril e Cabral onde pode dar longos passeios enquanto relaxa os pés nas águas frescas. Em frente à baía de Sal-Rei está o ilhéu do Djeu com as suas rochas calcárias e vulcânicas e praias arenosas onde poderá encontrar a ruína do forte do Duque de Bragança.
As festas da cidade duram um mês inteiro e mobilizam toda a ilha com atividades variadas espalhadas por toda a cidade. O carnaval também é a não perder.
Morro Negro
Trata-se de uma elevação rochosa de 156 metros de altura localizada junto ao litoral leste da ilha da Boa Vista. Aí existe um farol contruído por volta de 1930 e o espaço circundante é um miradouro de excelência sobre uma vasta extensão de praias e de mar.
Cemitério Judeu
Situado na zona de Rotchina, é um património arquitetónico que marca a integração da comunidade judaica na ilha cujos descentes continuam a ser uma parte significativa da população. Oriundos principalmente de Marrocos, os judeus chegaram às costas de Boavista depois da abolição da inquisição e dedicaram-se principalmente ao comércio internacional. Hoje, a sua história confunde-se com a história da própria ilha.
Um passeio por entre as sepulturas revela, nas inscrições em hebraico e em português, muitos nomes ainda comuns entre os cidadãos locais.
Pico de Santo António
O pico de Santo António, com 379 metros de altitude, é o segundo pico mais elevado da ilha da Boa Vista. Tem origem vulcânica e faz parte de um espaço natural protegido em Cabo Verde como monumento natural. A parte superior do pico é rochosa, especificamente de basalto. Do seu topo pode vislumbrar-se grande parte da ilha e ainda partes da ilha de Maio e de São Nicolau.
Melhores praias
Descubra a maior praia da Boa Vista, a praia de Santa Mónica. É uma das maravilhas de Boa Vista com os seus mais de 11 kms de comprimento, na parte sudoeste da ilha. Embora seja um dos locais mais visitados, a sua extensão é tal que é fácil encontrar-se rodeado apenas pela natureza intocado em todas as direções. Frequentemente, as ondas são poderosas, pelo que é um dos mais apreciados pontos de surf. No verão, as ondas acalmam e o horizonte une-se ao céu azul numa linha quase interminável pontuada aqui e ali pelos jatos das baleias e pela quantidade assombrosa de aves que fazem desta ilha a sua residência.
Pela sua extensão, esta praia presta-se a longas caminhadas e fantásticos mergulhos, mas é conveniente trazer um lanche.
A praia de Lacacão está situada mesmo ao lado da praia de Santa Mónica. O mar nesta praia costuma ser mais agressivo pelo que só os surfistas mais experientes podem usufruir das suas ondas. São quilómetros de areia virgem bordejada pela vegetação escassa do interior da ilha.
A praia da Varandinha é uma praia situada no sudoeste da ilha. É outra praia maravilhosa entrecortada por rochas que criam várias praias menores e onde pode tirar fotografias e explorar as cavidades naturais da parte leste da ilha. Destaca-se uma caverna natural voltada para o mar conhecida como Bracona. É outro ponto privilegiado para desportos náuticos como o surf e windsurf. A ausência de ligações rodoviárias contribui para fazer desta praia um local ainda selvagem e quase intocado.
O promontório do Morro de Areia é considerada uma das mais belas praias de África, onde as dunas do deserto de Viana mergulham no oceano.
A praia Diante é uma das praias que abraçam a cidade de Sal-Rei. Relativamente pequena e calma, tem uma ponte onde pode observar os pescadores a voltarem do trabalho e desfrutar de um pôr do sol deslumbrante. Existem vários restaurantes a pouca distância que permitem prolongar um dia bem passado com um jantar composto por fantásticas iguarias locais.
A praia de Ponta Antónia, com os seus ventos constantes, é uma das praias preferidas para a prática de kitesurf. Sendo uma praia isolada, também é muito procurada pelas tartarugas para a sua nidificação. Aí as tartarugas encontram condições ótimas de praias virgens com uma pressão humana muito reduzida.
O que comer
A culinária cabo-verdiana está repleta de iguarias adequadas aos mais variados palatos e que pode experimentar numa série de restaurantes típicos. Mas, caso sinta saudades de pratos mais convencionais, pode sempre encontrar pratos da cozinha internacional ao virar da esquina.
O que comer em Boa Vista
A cozinha cabo-verdiana é uma mistura da cultura europeia, africana e sul-americana, baseada principalmente no arroz e no peixe fresco, mas incluindo também massas, carnes, legumes e queijos. O queijo de cabra é uma especialidade da região e acompanha a maioria dos pratos. O atum, a estufa e a garoupa são os três principais peixes servidos nos restaurantes diariamente.
A cachupa é o prato nacional e emblemático de Cabo Verde com uma variante de peixe e outra de carnes
Onde comer em Boa Vista
No Bar Restaurante Alisios, na praia do Estoril, para além de pratos cabo-verdianos e criativos tem uma excelente vista para o mar na baía de Sal-Rei. Passe noites divertidas com música ao vivo e todas as semanas são organizadas noites de dança e jantares à base de peixe sempre com receitas diferentes.
Mesmo nas dunas da praia do Estoril encontra o bar e restaurante de praia da Bahia. Ali encontra também uma mistura perfeita de pratos típicos locais com uma reinterpretação italiana oferecendo todo o tipo de massas, vários tipos de peixe grelhado e sobremesas de alta qualidade. O bar oferece também coquetéis preparados na hora, cervejas artesanais e vinhos locais e internacionais.
No centro da praça principal da cidade de Sal-Rei está o restaurante Blu Marlin, uma taberna de pescadores que todos os dias trazem atum e estufa frescos para confecionar pratos suculentos e abundantes.
Aventura e desporto
Boa Vista é um paraíso para surfistas de todo o mundo. O kite-surf, wind-surf, stand-up paddle, mergulho, natação, pesca em alto mar são também desportos muito praticados por milhares de turistas todos os anos. Estão disponíveis aulas para iniciantes em várias escolas profissionais e hotéis e alguns pescadores locais disponibilizam os seus barcos para alugar para passeios em alto mar ou para que possa encontrar uma pesca abundante nas águas ricas da ilha.
Dependendo da altura do ano, a ilha da Boa Vista é um local privilegiado das migrações de baleias e desova de tartarugas. Não deixe de explorar o oceano repleto de peixes multicolores, golfinhos, tartarugas e baleias.
Toda a costa leste da ilha é uma zona protegida englobando as praias da Costa da Boa Esperança com a sua vasta extensão de areias brancas. Não são recomendadas para banhos, mas são frequentadas pelos aficionados dos desportos náuticos pelas suas ondas e vento constantes. Pode aproveitar uma das várias excursões e visitar a terceira mais zona de nidificação de tartarugas. Estão instaladas na região várias associações de conservação e proteção das tartarugas onde pode participar em atividades e informar-se sobre os esforços das mesmas em prol da biodiversidade da ilha da Boa Vista.
Lazer e cultura
A cultura cabo-verdiana é o resultado de centenas de anos de interação e mistura de várias populações. Grande parte do artesanato é de origem africana, mas a verdadeira tradição e cultura cabo-verdiana está na música e nas festas que cada ilha e cada localidade organiza. Esteja atento aos calendários de eventos para não perder um dos muitos eventos que esteja agendado para o período da sua visita.
No verão o vento diminui e é tempo do Carnaval, Páscoa e noites de dança. A música ao vivo não falta em vários bares e restaurantes.
Também não pode perder uma visita ao Museu dos Náufragos que abriga coleções de antropologia cultural, obras de arte e achados arqueológicos subaquáticos. O museu está localizado no centro de Sal-Rei e, durante a sua visita, também pode aproveitar para saborear produtos típicos locais.
Teu blog diario para descubrir novas experiências
Inspira-te para a tua próxima viagem
Férias em família em Fuerteventura: aproveite-as no Iberostar Waves Gaviotas Park
Se está procurando férias em família inesquecíveis num ambiente paradisíaco, o Iberostar Waves Parque Gaviotas é a opção perfeita. Esse hotel em Fuerteventura foi recentemente renovado e oferece tudo o que é necessário para que adultos e crianças possam desfrutar ao máximo da sua estadia. Serviço tudo incluído, quartos modernos, suítes, SPA e ginásio, piscina e claro, uma aposta total no turismo sustentável.
Secrets® Playa Blanca Costa Mujeres 5* Luxury: Onde o luxo ilimitado encontra a beleza das Caraíbas
Passar uma noite romântica num lugar relaxante onde a suave brisa do mar acaricia a sua pele, a decoração é bem cuidada e pode desfrutar do máximo conforto é o sonho de qualquer casal. No entanto, encontrar um local que reúna estas características pode ser um desafio. Secrets® Playa Blanca Costa Mujeres 5* Luxury conseguiu encaixar nessa descrição, graças à fusão do azul do Mar das Caraíbas visível dos quartos com a sumptuosidade que caracteriza este hotel. Um resort de luxo na Costa Mujeres, exclusivamente para adultos que desejam entregar-se ao amor e à paixão ou à tranquilidade do seu ambiente pacífico.
Tulum, descubra as Caraíbas mais vibrantes
Um recanto das Caraíbas que lhe rouba o fôlego e o coração desde o primeiro momento, e onde passará dias inesquecíveis como casal, com a família ou com os amigos.
Férias em Puerto Plata: Um paraíso tropical
Puerto Plata é uma cidade costeira situada na costa norte da República Dominicana. É um destino turístico popular devido às suas praias de areia branca e vistas deslumbrantes sobre o mar. Com a Newblue pode viajar para este destino paradisíaco este verão.