Sal
Temos a viagem ideal para ti
Viagem a Sal
Descobrir Sal
A ilha do Sal é uma das ilhas do barlavento de Cabo Verde estendendo-se por 30 kms de comprimento e 12 kms de largura. É um local privilegiado para relaxar e divertir-se, sendo um dos principais destinos turísticos de Cabo Verde. Por não ter água potável, a ilha esteve deserta até ao século XIX quando se começou explorar as salinas na localidade de Pedra de Lume. Foi só em 1929 que se construiu o atual Aeroporto Internacional Amílcar Cabral que possibilitou a exploração da ilha para fins turísticos com a implantação de modernos complexos turísticos principalmente na cidade de Santa Maria, a maior da ilha. Hoje em dia a ilha possui uma extensa rede de hotéis que servem mais de 50% das dormidas turísticas do arquipélago.
O clima é ameno todo o ano com pouca variação de temperatura, e os ventos que vêm de África depositam continuamente areia do Saara, o que explica as suas extensas praias de areia branca.
Em toda a ilha é possível sentir a brisa da maresia, o afeto e o bem receber das pessoas que lá vivem, a magia dos cheiros, sons e sabores que o continente africano oferece de uma forma única.
Belas paisagens e locais especiais, como a Buracona ou as Salinas, complementam a oferta principal em termos turísticos. E fazem das suas férias, na Ilha do Sal, uma experiência única. Venha conhecer a “morabeza”, a afabilidade natural do povo Cabo-Verdiano, bem como um estilo de vida muito próprio, sem stresses.
O que ver
A Vila de Santa Maria e o seu Cais
A capital da ilha do sal é um local tranquilo, cheio de morabeza e gente simpática. Aqui, tem diversos hotéis, bem como restaurantes.
No cais de Santa Maria é possível observar os pescadores a voltarem das suas atividades diárias, nos seus barcos tradicionais. Jovens aproveitam para se divertir a saltar para a água enquanto alguns turistas os observam. A simplicidade do Cais de Santa Maria, numa bela baía, torna-o num local a visitar e a apreciar.
Buracona
O calor e o pó que se sente no caminho para a Buracona não deixa prever o que vai encontrar ao chegar ao destino. Depois de alguns km onde parece que se sente que se está perdido no deserto, exceto pelos caminhos que nos levam lá, chega-se a um conjunto de belas piscinas naturais esculpidas pela força do mar que achou o seu caminho por entre as rochas. A Buracona e o seu Olho Azul é um dos pontos turísticos mais famosos na ilha do Sal.
O Olho d’Água
O Olho d’Água, tem tanto de simples como de mágico. A uma determinada hora do dia, entre as 11:00 e as 12:00, a posição do sol faz com que este incida diretamente na água de uma das cavernas localizadas na Buracona. A forma como este fenómeno acontece, faz com que a zona onde o sol bate se torne num azul vivo, contrastando com o azul-escuro do resto da água, e assumindo uma forma que parece de um olho: daí o nome, olho d’Agua.
As Salinas de Pedra Lume
As Salinas de Pedra Lume, que já foram um dos pontos mais importantes em Cabo Verde no tempo da Rota do Sal, parece que saiu de um dos filmes que fala de cidades abandonadas. No entanto, este local possui uma atração que o torna especial: as suas salinas.
Devido à elevada presença da Sal, que torna a água lamacenta, é possível boiar na água sem fazer qualquer esforço, simplesmente ficando deitado de costas, dando uma sensação diferente, como se estivesse a flutuar.
Viveiro Botanical Garden e Zoo
Num local árido, com chuva praticamente nula, a coisa mais improvável de encontrar é um jardim botânico com um Mini Zoo.
O Viveiro é algo interessante, pois permite visitar um local completamente florido, onde as suas cores dão vida à zona onde se encontra. O zoo possui essencialmente animais locais.
Um espaço que visa a ecologia, sustentabilidade e acrescentar algo diferente à ilha.
Monte Leão
Numa Ilha decididamente plana, Monte Leão contrasta com o resto da paisagem e é um local onde pode ter uma vista excelente sobre parte da Ilha do Sal. No entanto, a sua descida não é tão fácil e implica o uso de calçado adequado, para além do tempo que leva a fazer o caminho. No entanto, um aspeto de relevo ao visitar a Ilha do Sal.
Terra Boa
Os caminhos sinuosos e o aspeto árido do local em tudo fazem lembrar um deserto. Mas porque tantos turistas falam num local que não tem quase “nada”? Pois bem, é esse deserto que permite que existam miragens e que tornam o local tão interessante. Se quer ver miragens ao visitar a Ilha do Sal, Terra boa é o local ideal.
Melhores praias
Praia de Santa Maria
Quando pensamos em paraíso, pensamos em praias de areia branca a perder de vista, com um clima fantástico e um mar translúcido. Isso é o que pode encontrar na praia de Santa Maria. Aqui, pode também aproveitar para fazer desportos aquáticos, como snorkeling, uma variedade de mergulho. Caminhar pela praia, que possui uma extensão de 8 km, sentindo a calma e pureza da envolvência, é algo a não perder.
Ponta Sino
Ponta Sino tem várias características: beleza, areia extensa, vento, uma sensação de calma. A juntar a isto belas cores no ar, dos paraquedas dos praticantes de kitesurfing, que têm esta praia como uma das eleitas para a prática da modalidade.
Calheta Funda
Uma praia calma e bonita, onde o azul e verde do mar, o barulho das ondas e dos pássaros se conjugam numa perfeita harmonia criando a tranquilidade perfeita entre o homem e a natureza. O local perfeito para desfrutar de um pôr-do-sol fantástico.
Praia Manuel António de Sousa
A Praia Manuel António de Sousa é mais pequena, o que lhe dá um ar mais intimista. Existe a possibilidade de alugar uma espreguiçadeira, e tem um miniginásio onde pode fazer algum exercício. Apesar de existirem mais pedras, no mar, do que noutras praias, a Manuel António de Sousa não deixa de ser um local fantástico. A visitar.
O que comer
Tendo em conta ser uma zona bastante orientada para o turismo, o que não faltam são variadas opções de restaurantes na Ilha do Sal. Normalmente, os próprios hotéis têm uma oferta variada de alimentação para os seus hóspedes.
No entanto, se tiver oportunidade, deve também experimentar restaurantes com opções de sabores locais.
Quando o tema da conversa é a comida de Cabo Verde, a primeira palavra que vem à mente é Cachupa.
Cachupa é um prato que praticamente todas as pessoas em Cabo Verde fazem. Os cabo-verdianos podem comer uma versão mais simples durante o dia-a-dia. Em ocasiões especiais, eles fazem uma cachupa mais rica.
É também um prato democrático. Como sua base é composta de ingredientes que podem ser produzidos localmente, quase todas as pessoas podem ter acesso a ela, independentemente do seu poder econômico.
Além disso, os cabo-verdianos gostam de receber bem seus convidados. E ter uma ótima Cachupa pode ser uma maneira de compartilhar um prato nutritivo e saboroso que a maior parte das pessoas vai adorar.
A Cachupa é um prato que reflete a alimentação básica cabo-verdiana, mas que simultaneamente também tem uma importância cultural, estando presente em momentos de união e convívio.
O restaurante Marea Restaurant oferece cozinha de inspiração italiana num ambiente requintado e recatado.
No Baronda encontra, mais uma vez, a cozinha italiana, acompanhada pelos vários pratos típicos de peixe e marisco e cozinha mediterrânica. As inúmeras iguarias que lá encontra só são suplantadas pelo fantástico e atencioso atendimento.
O Sabores - Bar & Restaurant é um espaço fresco onde jantar e talvez ler algumas páginas de um bom livro. Sabores inigualáveis numa variedade de pratos de marisco, peixe, cozinha local, portuguesa e até sushi.
Aventura e desporto
A Shark Bay é um local na Ilha do Sal onde é possível avistar tubarões com frequência. O caminho de pedras, dentro de água, até ao local onde é possível ver o tubarão limão, pode magoar os pés. Existe calçado, que pode ser alugado, de forma a protegê-los.
Apesar de serem uma espécie que, normalmente, não é perigosa para os humanos, é necessário ter alguns cuidados. O ideal é falar com pessoas da zona, como guias, habituados lidarem com os mesmos diariamente.
Se procura uma experiência mais luxuosa, pode sempre passear de iate, pela costa Cabo-Verdiana, sentindo a brisa e a maresia, enquanto relaxa e aprecia o passeio.
Passeios de Quad ou de Buggy
Quer conhecer a ilha de costa a costa, e de uma forma diferente? Alugue um buggy ou um quad e viaje por entre os caminhos de estrada e terra que a ilha tem para oferecer. Aproveite esta aventura e veja as miragens pelo caminho.
Multa gente visita a Ilha do Sal pela oportunidade de observar animais no seu habitat natural, como tartarugas ou baleias.
Quantas vezes teve a oportunidade de observar tartarugas ao vivo? Na ilha do Sal, existe um projeto que lhe permite ter a experiência de ver a desova das tartarugas e, ainda assim, contribuir para a sustentabilidade das mesmas.
Os meses em que poderá observar este fenômeno são entre junho e setembro – sendo o último o mês mais aconselhável para tal. A excursão é durante a noite, numa caminhada de várias horas, que não garante observação. Mas quando a aventura termina bem, é algo fantástico.
Lazer e cultura
Cabo Verde é um país cheio de tradição artística e musical. Por isso, caso tenha oportunidade, deverá aproveitar para conhecer um pouco mais da sua cultura.
Festival de música de Santa Maria
O festival de música de Santa Maria é, provavelmente, o evento cultural mais conhecido da ilha do Sal. Nos seus mais de 20 anos de existência, já passaram pelos seus palcos grandes nomes da música nacional e internacional, de diferentes estilos musicais. Normalmente realizado num fim-de-semana no meio de setembro, é algo que pode aproveitar, se estiver na ilha nessa altura.
Campeonato Internacional de Windsurf
Evento anual que varia entre novembro e março, dependendo da força do vento, que é essencial para a sua realização. Nesta altura, desportistas, jornalistas e turistas chegam de todos os cantos do mundo para participarem e acompanharem o campeonato de perto. Ao longo do evento, são também realizadas atividades de entretenimento, gastronomia, lazer, etc.
Carnaval (fevereiro ou março)
Celebrado um pouco por toda a ilha, mas é em Espargos que se concentra a maioria dos grupos carnavalescos que desfilam desde o fim-de-semana antes do Carnaval até ao dia em que é celebrado o Rei Momo.
Teu blog diario para descubrir novas experiências
Inspira-te para a tua próxima viagem
Férias em família em Fuerteventura: aproveite-as no Iberostar Waves Gaviotas Park
Se está procurando férias em família inesquecíveis num ambiente paradisíaco, o Iberostar Waves Parque Gaviotas é a opção perfeita. Esse hotel em Fuerteventura foi recentemente renovado e oferece tudo o que é necessário para que adultos e crianças possam desfrutar ao máximo da sua estadia. Serviço tudo incluído, quartos modernos, suítes, SPA e ginásio, piscina e claro, uma aposta total no turismo sustentável.
Secrets® Playa Blanca Costa Mujeres 5* Luxury: Onde o luxo ilimitado encontra a beleza das Caraíbas
Passar uma noite romântica num lugar relaxante onde a suave brisa do mar acaricia a sua pele, a decoração é bem cuidada e pode desfrutar do máximo conforto é o sonho de qualquer casal. No entanto, encontrar um local que reúna estas características pode ser um desafio. Secrets® Playa Blanca Costa Mujeres 5* Luxury conseguiu encaixar nessa descrição, graças à fusão do azul do Mar das Caraíbas visível dos quartos com a sumptuosidade que caracteriza este hotel. Um resort de luxo na Costa Mujeres, exclusivamente para adultos que desejam entregar-se ao amor e à paixão ou à tranquilidade do seu ambiente pacífico.
Tulum, descubra as Caraíbas mais vibrantes
Um recanto das Caraíbas que lhe rouba o fôlego e o coração desde o primeiro momento, e onde passará dias inesquecíveis como casal, com a família ou com os amigos.
Férias em Puerto Plata: Um paraíso tropical
Puerto Plata é uma cidade costeira situada na costa norte da República Dominicana. É um destino turístico popular devido às suas praias de areia branca e vistas deslumbrantes sobre o mar. Com a Newblue pode viajar para este destino paradisíaco este verão.