Lanzarote
Temos a viagem ideal para ti
Viagens a Lanzarote
Lanzarote
Lanzarote é uma ilha que é algo peculiar. A impressão da força dos seus vulcões ainda está presente, e o calor dos seus corações de lava ainda pode ser sentido na superfície. O preto vulcânico contrasta perfeitamente com o verde das suas videiras, que juntamente com o cato e algumas palmeiras compõem praticamente toda a vegetação. Mas se se atrever a caminhar pelos seus caminhos, a natureza dar-lhe-á um tesouro a cada passo, o que o fará desfrutar desta ilha com outros olhos. Na Newblue queremos acompanhá-lo neste trilho.
As formações naturais caprichosas da ilha incluem tubos vulcânicos que ligam uma cratera ao mar. É o caso dos Jameos del agua, no nordeste, onde a água se infiltra através das rochas de um lago subterrâneo. A uma curta distância, na Cueva de los Verdes, pode mergulhar neste interior vulcânico, com estalactites de lava e galerias que se unem verticalmente, provocando miragens.
E se ficar impressionado com os contrastes, El Charco Verde, localizado no Parque Natural de los Volcanes, irá transportá-lo para uma paisagem lunar. Uma praia preta e vermelha junto ao mar azul, e no meio, uma lagoa verde sobre uma velha cratera aberta para o mar. Mas se quiser realmente experimentar o poder de um vulcão, visite o Parque Natural del Timanfaya, uma área natural protegida cuja erupção teve lugar em 1730.
E que melhor maneira de se refrescar do que visitar as praias e as enseadas que vão de uma ponta à outra de Lanzarote. Em direção ao sul, destacam-se as praias de Papagayo; uma fila de praias abraçadas por falésias e com águas calmas onde pode desfrutar dos ricos fundos marinhos.
No norte, não pode perder o Mirador del Río, de onde terá uma vista panorâmica completa da ilha de La Graciosa. Amor à primeira vista que se pode transformar numa realidade material ao abordá-lo a bordo de um catamarã. Praias virgens, estradas não pavimentadas e a maior reserva marinha da Europa.
E das praias intactas passamos para as zonas mais turísticas da ilha, que se encontram em Playa Blanca, Puerto del Carmen e Costa Teguise. Uma vasta gama de hotéis com tudo incluído, bem como bares e restaurantes ao ar livre onde se pode apreciar a gastronomia e a vida noturna da ilha.
E para aqueles que querem tirar partido da força do vento, Famara é o ponto de encontro de centenas de surfistas e parapentes. Mas graças aos seus seis quilómetros de comprimento protegidos por um enorme penhasco, pode encontrar o seu próprio espaço como banhista longe da civilização. Também pode desfrutar de todo o tipo de atividades aquáticas nas diferentes praias da zona.
Lanzarote é uma ilha esculpida entre vulcões, com uma natureza selvagem que se abre em cada canto. Viaje com a Newblue e desfrute de uma experiência personalizada num destino incomparável.
O que ver em Lanzarote?
Lanzarote é uma ilha peculiar, onde predominam três cores principais. O preto da sua pedra e areia vulcânica, o verde das suas vinhas, uma vez que a flora é bastante escassa, e o branco das suas casas. Mas juntamente com estes três componentes, a ilha esconde uma multidão de tesouros que o convidamos a descobrir. Descubra todas as coisas para ver em Lanzarote durante as suas férias!
Parque Nacional del Timanfaya
Este parque é o resultado da atividade vulcânica que teve lugar em 1730 e que o tornou hoje uma Zona de Reserva. Depois de ter sido abalada por erupções, hoje em dia há silêncio e calma nos mais de 50 km² que cobre. Montaña de Fuego, Rajada e de Rodeos, Pico Partido, a ilhota de Hilario... E se gosta de caminhadas, não perca a Rota dos Vulcões - não se vai cansar disto!
Jameos del Agua
A intenção deste lugar em particular, concebido por César Manrique, é que seja concebido como uma viagem ao centro da terra. A erupção do vulcão Corona deu origem a um túnel vulcânico com mais de 6 km de comprimento que liga a cratera do vulcão com o mar. Os três jameos são aberturas no solo, com água a escorrer de um lago interior.
Cueva de los Verdes
Esta caverna é também o resultado da erupção do vulcão Corona e é outra das coisas a ver em Lanzarote. É um labirinto com três galerias ligadas verticalmente, com áreas que atingem 50m de altura. É possível ver estalactites de lava e as marcas do fogo à medida que se atravessa. As áreas mais notáveis são a Garganta de la Muerte, a Sala de las Estetas ou a Puerta Mora.
Playa Papagayo
Dentro do Parque Natural de Ajaches, esta área protegida inclui não só esta praia espetacular, mas também outras praias virgens. A sua forma em meia-lua entre penhascos protege-a do vento e torna-a ideal para observar o fundo do mar. Nas proximidades estão
Melhores praias
Praias de Lanzarote
Como uma das ilhas orientais, as suas praias e enseadas alternam entre o preto vulcânico e a fina areia dourada do deserto. Rodeadas de falésias e em cenários idílicos, as praias de Lanzarote não deixam nada a desejar às das Caraíbas. Aqui está uma pequena amostra delas!
Playa del Papagayo
Este grupo de praias está muito próximo do centro turístico Playa Blanca, pelo que pode lá chegar facilmente. Dois quilómetros nos quais poderá desfrutar não só de Papagayo, mas também de outras gemas como Playa Mujeres, El Pozo ou Caleta del Congrio. Não saberá qual escolher!
Playa de Famara
A praia de Famara tem 6 quilómetros de comprimento e é uma das praias favoritas para os surfistas praticarem as suas aptidões. Isto dá-lhe uma pista de como o vento sopra forte nesta praia. Se quiser comer qualquer coisa e não quiser passar o dia inteiro ao sol, há vários bares a uma curta distância a pé onde pode apreciar a sua refeição e olhar para o mar.
Playa Flamingo
Se também quiser conhecer as praias de Lanzarote com serviços completos, esta é uma das melhores. Pode alugar guarda-sóis e espreguiçadeiras se as palmeiras não forem suficientes, e há muitos bares e restaurantes ao longo do passeio. Também no município de Yaiza tem a conhecida Playa Blanca.
Caletón Blanco
No norte da ilha e numa zona pouco visitada por turistas, existem praias escondidas como a de Caletón Blanco. As rochas de lava preta misturam-se com a areia branca que as acaricia, e para tomar banho pode mergulhar em qualquer uma das piscinas naturais que se formam. Simplesmente perfeito!
Playa de las Conchas
E se tiver a oportunidade de fazer uma viagem a La Graciosa, lá encontrará também algumas das melhores praias de Lanzarote, tais como o complexo Las Conchas. Entre elas encontra-se a praia perfeita de La Graciosa. Se está à procura de paz, este é o lugar!
O que comer em Lanzarote
Se gosta de descobrir a gastronomia dos lugares que visita como forma de melhor compreender a cultura e o estilo de vida, a comida típica de Lanzarote irá impressioná-lo com o seu sabor caseiro e o cuidado tomado na sua preparação. Alimentos provenientes do mar e da terra, saudáveis e temperados para aumentar a sua riqueza.
Comida típica de Lanzarote
Papas enrugadas com mojo
As batatas rugosas com molho vêm em muitas variedades; vermelhas, brancas ou pretas. Todas elas são cozinhadas em água com muito sal a fim de enrugar a pele e servidos com o tradicional molho canário; o molho típico que deve experimentar na sua visita a Lanzarote. O que leva coentros é verde, enquanto que o vermelho tem colorau.
Sancocho de pescado
Sancocho de pescado (caldeirada de peixe) é o prato típico de Lanzarote por excelência. É tradicional durante a Páscoa, mas pode desfrutar dela em qualquer altura do ano. É peixe cozinhado com batatas, mas cada local segue o seu próprio método.
Carne de cabrito
A carne de cabrito, conhecida como baifo nas ilhas, é muito popular na cozinha de Lanzarote. Tal como a anterior, é tradicional em grandes celebrações, mas também faz parte do menu do restaurante. Será servido num guisado, em sopa ou com o acompanhamento da sua escolha.
Truchas de Navidad
As truchas são um doce típico de Natal, mas devido ao seu excelente sabor pode encontrá-las nas padarias durante todo o ano. São pasteis feitos com farinha e recheados com batata doce, amêndoas, canela, açúcar e raspa de limão.
Onde comer em Lanzarote? Os melhores restaurantes
E se se perguntar onde comer esta iguaria em Lanzarote, as possibilidades são igualmente vastas. Desde que esteja perto da costa, pode apreciar peixe fresco, e como Lanzarote é uma terra de vinhas, que não falte um bom vinho na mesa! Alguns dos melhores restaurantes são La Bohemia, La Cocina de Colacho ou Típico Canario. Mesmo assim, há muitos restaurantes em Lanzarote que o farão apreciar a comida tradicional da zona, bem como outros tipos de pratos.
Aventura e desporto
Se gosta de atividades de lazer e está a pensar no que fazer em Lanzarote, podemos confirmar que não terá tempo para se aborrecer! Graças às suas zonas vulcânicas e ao facto de ser uma ilha aberta ao mar, as possibilidades multiplicam-se. Prepare-se para a diversão!
Parque Nacional del Timanfaya
No Parque Nacional del Timanfaya tem uma multiplicidade de rotas que lhe permitirão explorar as suas redondezas e o número de crateras e túneis que podem ser vistos. Mas lembre-se que é uma área protegida e que deve cuidar dela e deixá-la tão limpa como a encontra.
Atividades aquáticas em Lanzarote
E das montanhas, vamos para o mar, onde há uma multidão de atividades aquáticas em Lanzarote. Na costa de Papagayo, as águas calmas são perfeitas para snorkelling e mergulho, enquanto na costa de Famara se pode praticar desportos como o kitesurf, windsurf e surf. Deixe-se levar pela força do vento! E se preferir ficar perto da água, pode também andar de caiaque na Playa Blanca.
Outras atividades de aventura que lhe possam interessar
Do alto das montanhas, há opções para quem procura atividades de aventura em Lanzarote, como o parapente sobre a enseada de Famara ou o parascending em Puerto del Carmen. Aproveite a ilha de uma nova perspetiva!
E se estas ideias de coisas para fazer em Lanzarote ainda não são suficientes, a ilha é também um cenário perfeito para triatlo, trekking e trail, swimrun ou ciclismo de estrada. As atividades desportivas em Lanzarote são ilimitadas!
Lazer e cultura
Lanzarote é uma ilha que o convida a explorar as suas paisagens vulcânicas a pé e a relaxar nas suas fantásticas praias e enseadas. Mas para além dos prazeres da natureza, as atividades de Lanzarote também incluem a cultura e o lazer.
Mercados, exposições, museus e galerias
Os mercados de rua de Lanzarote realizam-se todas as semanas em alguma parte da ilha. Mas entre todos eles, destaca-se o mercado de Teguise, que se realiza todos os domingos e é um dos mais diversificados. Artesanato, produtos agrícolas locais, gado e ecológicos que pode levar consigo para casa.
Mas para além dos mercados de rua, as atividades em Lanzarote estão em constante mudança. Há uma multiplicidade de exposições de arte nas suas galerias, tanto com artistas canários como do resto do país e internacionais, bem como museus onde se pode aprofundar os diferentes temas. Algumas delas são a Casa Amarilla, o Museu do Vinho, o Museu Internacional de Arte Contemporânea ou a Fundação César Manrique.
Música e festivais em Lanzarote
A cultura é de vital importância em Lanzarote, e são realizados numerosos concertos em espaços naturais. Por exemplo, os Jameos del Agua, onde a música é combinada com a gastronomia, ou em Montañas del Fuego, com atividades em família para aprender sobre a geologia e o vulcanismo do parque.
Os festivais também fazem parte das atividades de lazer de Lanzarote, tais como o Festival Internacional de Cinema e Curtas-Metragens. E como não pode faltar numa ilha canária, o Carnaval continua a ser a festa mais aguardada pelo povo durante todo o ano! O mês de fevereiro está vestido de brilho e vai para as ruas para sentir o autêntico espírito carnavalesco canário. Junte-se a nós!
Sustentabilidade
Lanzarote, um paraíso natural no Atlântico.
Com a Newblue, levamo-lo a descobrir um destino onde o cuidado e a proteção da natureza são uma marca de identidade.
Em 1993, a ilha foi declarada Reserva da Biosfera pela UNESCO e, em 2015, obteve o seu primeiro certificado de Turismo Responsável da Biosfera, confirmando o modelo de desenvolvimento sustentável que tem sido levado a cabo na ilha.
Destacam 6 chaves para Lanzarote como um destino sustentável:
Reserva da Biosfera:
Declarada Reserva da Biosfera pela UNESCO em 1993, foi o primeiro território com esta distinção, incluindo todos os seus centros populacionais.
Esta distinção destaca a integração da criação artística no território, que também é utilizado como atração turística.
Na ilha, encontram-se ecossistemas representativos que são cuidadosamente protegidos pelas instituições.
Turismo Responsável Biosfera:
O desenvolvimento do turismo sustentável e de uma oferta turística baseada na sustentabilidade e no turismo responsável levou Lanzarote a ser o primeiro destino internacional a ser certificado como Biosphere Responsible Tourism em 2013.
Espaços protegidos.
Lanzarote dispõe de espaços protegidos que reflectem o seu grande património natural com a presença de ecossistemas representativos, protegidos através de diversos instrumentos legais. As áreas protegidas que encontrará na ilha são as seguintes:
- Parque Nacional de Timanfaya
- Parque Natural Integral de los Islotes
- Parque Natural do Arquipélago de Chinijo
- Parque Natural de Los Volcanes
- Monumento Natural de La Corona
- Monumento Natural de Los Ajaches
- Monumento Natural La Cueva de los Naturistas
- Monumento Natural do Ilhéu de Los Halcones
- Monumento Natural da Serra do Fogo
- Paisagem Protegida de Tenegüíme
- Paisagem Protegida de La Geria
- Os Jameos del Agua
- Janubio
- Geoparque de Lanzarote e Arquipélago de Chunijo.
Lanzarote também recebeu a distinção de Geoparque Mundial da UNESCO, graças ao seu património geológico e à sua utilização como motor do desenvolvimento local.
Lugares mágicos como Malpaís del Norte, Trocadero-El Veri, Montaña Clara - Roque del Este, Barranco de los Conejos, Montaña Amarilla ou o Monumento al Campesino, são alguns exemplos de lugares de grande valor geológico.
Projectos sustentáveis:
A sustentabilidade tem sido uma parte importante do desenvolvimento da sociedade local. Lanzarote conta com projectos sustentáveis para manter uma oferta turística que respeite o meio ambiente e esteja perfeitamente integrada no meio envolvente.
Alojamentos sustentáveis:
Lanzarote, juntamente com a Newblue, dispõe de uma vasta gama de alojamentos totalmente integrados no ambiente, para que o viajante possa desfrutar ao máximo do ambiente e de uma forma totalmente sustentável.
Teu blog diario para descubrir novas experiências
Inspira-te para a tua próxima viagem
Férias em família em Fuerteventura: aproveite-as no Iberostar Waves Gaviotas Park
Se está procurando férias em família inesquecíveis num ambiente paradisíaco, o Iberostar Waves Parque Gaviotas é a opção perfeita. Esse hotel em Fuerteventura foi recentemente renovado e oferece tudo o que é necessário para que adultos e crianças possam desfrutar ao máximo da sua estadia. Serviço tudo incluído, quartos modernos, suítes, SPA e ginásio, piscina e claro, uma aposta total no turismo sustentável.
Secrets® Playa Blanca Costa Mujeres 5* Luxury: Onde o luxo ilimitado encontra a beleza das Caraíbas
Passar uma noite romântica num lugar relaxante onde a suave brisa do mar acaricia a sua pele, a decoração é bem cuidada e pode desfrutar do máximo conforto é o sonho de qualquer casal. No entanto, encontrar um local que reúna estas características pode ser um desafio. Secrets® Playa Blanca Costa Mujeres 5* Luxury conseguiu encaixar nessa descrição, graças à fusão do azul do Mar das Caraíbas visível dos quartos com a sumptuosidade que caracteriza este hotel. Um resort de luxo na Costa Mujeres, exclusivamente para adultos que desejam entregar-se ao amor e à paixão ou à tranquilidade do seu ambiente pacífico.
Tulum, descubra as Caraíbas mais vibrantes
Um recanto das Caraíbas que lhe rouba o fôlego e o coração desde o primeiro momento, e onde passará dias inesquecíveis como casal, com a família ou com os amigos.
Férias em Puerto Plata: Um paraíso tropical
Puerto Plata é uma cidade costeira situada na costa norte da República Dominicana. É um destino turístico popular devido às suas praias de areia branca e vistas deslumbrantes sobre o mar. Com a Newblue pode viajar para este destino paradisíaco este verão.