Conhecida como a cidade dos arranha-céus, ou como a cidade que nunca dorme, Nova Iorque é um local fascinante, no mínimo. Conhecemos a cidade por via de milhares de filmes e programas de música na televisão, mas também porque a fama de alguns dos seus locais mais emblemáticos já deu a volta ao mundo.
Trata-se do destino ideal para quem pretende ser bem-sucedido segundo o sonho americano; Nova Iorque é especialmente atrativa na primavera e no outono, quando, além dos seus painéis publicitários coloridos, é complementada com a beleza natural dos seus parques.
Times Square é o seu coração, uma encruzilhada de ruas repletas de luzes de néon e de espetáculos da Broadway que não deve perder. É também popular o Central Park, em Manhattan, que além dos jardins, tem lagos, estátuas e miradouros. Em termos de miradouros, há o Top of the Rock, no Rockfeller Center.
Porém, a lista não acaba aqui, há ainda o Empire State Bulding, a ponte de Brooklyn, a Quinta Avenida, Broadway, WallStreet ou a Estátua da Liberdade. No que se refere aos bairros, são de destaque o bairro multicultural de Harlem, o turístico de Queens e o colorido Soho. Se aprecia arte, pode visitar o Museu Metropolitano e o MoMA.
Embora a gastronomia de Nova Iorque não seja o seu ponto forte, aqui poderá experimentar os sabores de todo o mundo, porque esta cidade é caracterizada pela fusão de culturas. Tendo em conta o seu tamanho, precisará de vários dias para visitar toda a cidade. Mas se há algo que podemos garantir é que serão alguns dos dias mais apaixonantes da sua vida. Nova Iorque tem luz própria!
Se tiver olhado para o mapa da Grande Maçã, certamente que levou as mãos à cabeça. Os locais que têm de ser visitados em Nova Iorque parecem infindáveis!
Absorver a energia deste rendilhado de ruas não tem preço. E nem tudo é gratuito nesta cidade! Luzes de néon, cartazes publicitários e uma infinidade de pessoas de dia e de noite. É a imagem mais conhecida e que tem de ver em Nova Iorque!
É aqui que os nova-iorquinos descontraem, especialmente ao fim de semana, quando é possível vê-los em piqueniques ou a jogar basebol. Com os seus lagos, jardins e estátuas, é uma das coisas que devem ser feitas em Nova Iorque e que não pode perder.
Imortalizada tantas vezes nos cinema, são quase 2 km de ponte suspensa com vistas excecionais. Lembre-se de circular na zona pedonal e não na ciclovia!
O Museu Metropolitano e o MoMA são os dois museus de arte mais importantes. No entanto, se procura atividades em Nova Iorque, além de passear como turista, o museu de história natural e suas reproduções de dinossauros é imperdível.
Queens, Harlem, Soho, Tribeca, China Town, Little Italy… Se aprecia a diversidade e o multiculturalismo, as suas diferenças e contrastes são algo que tem ser visitado em Nova Iorque!
Recomendamos tanto um espetáculo na Broadway, uma rua com quase 33 km que atravessa Times Square, como um jogo da NBA no Madison Square Garden.
Agora, da parte mais divertida para a mais emotiva. A zona onde estava edificado o World Trade Center e as Torres Gémeas presta homenagem a todas as vítimas dos atentados. Encontrará o Memorial com duas fontes e uma árvore que sobreviveu e um museu.
Visto que é uma cidade repleta de imigrantes e os Estados Unidos são um país sem história própria, comer em Nova Iorque é dar um passeio por diferentes culturas onde abundam petiscos doces e salgados. Seguem-se algumas recomendações para a sua viagem!
Os hambúrgueres e cachorros quentes são amplamente conhecidos, pelo que vamos explorar outras opções do que comer em Nova Iorque. A sanduiche de pastrami e pão de centeio é um clássico, ainda mais se tivermos em conta que foi imortalizada em Um Amor Inevitável.
Ao fim de semana, o brunch com ovos Benedict é um costume para muitos locais. É composto por ovos escalfados com molho holandês e bacon, colocados sobre um pãozinho redondo. E para o pequeno almoço, antes de ir trabalhar, a cidade divide-se em dois: os que amam bagels com queijo creme ou os que preferem um BEC, uma sanduiche ou bagel com ovo, bacon e queijo.
A partir daqui, pode provar em Nova Iorque uma infinidade de opções doces, até se aborrecer delas. Por exemplo, o famoso cheesecake, os dónutes com várias coberturas, as waffles, que ainda que nos pareçam sobremesa, também se podem comer com frango frito, as bolachas, os cannoli com creme ou os cronut, que são uma combinação de croissant e donut.
Agora que conhece os pratos típicos da cidade, só falta saber onde comer em Nova Iorque. Nas bancas de rua, encontrará a maioria dos produtos mencionados, como os bagels, as sanduiches, os dónutes e os cronuts ou os cachorros quentes e os hambúrgueres.
Contudo, se pretende sentar-se comodamente em algum lugar para descansar um pouco, os melhores restaurantes de Nova Iorque são: Ellen Stardust Diner, onde não só terá hambúrgueres deliciosos, como também os funcionários cantam e dançam entre as mesas e em cima delas.
No Katz´s Delicatessen, poderá degustar a melhor sanduiche de pastrami e, para amantes de carne, o Peter Luger Steakhouse.
É impossível aborrecer-se nesta cidade, por isso na verdade não precisará de ajuda para encontrar o que fazer em Nova Iorque. De qualquer forma, aqui estão algumas propostas!
Além das atrações tradicionais e dos principais pontos de interesse, na cidade dos arranha-céus também se pode encontrar um lado mais natural e desportivo. Visto que dispõe de uma linha de costa, o desporto em Nova Iorque pode ser praticado nessas praias. Não só na areia, mas também em espaços criados para o efeito, já que algumas das praias têm uma extensão de cinco e dez quilómetros. Voleibol de praia, basquetebol, golfe e desportos aquáticos são alguns exemplos.
Se aprecia atividades de aventura em Nova Iorque, uma das atrações mais populares para os turistas são os passeios de helicóptero. Nestes passeios terá vistas incríveis da cidade e, sobretudo, diferentes das habituais! Poderá contratá-los através de várias empresas, mas terá de reservar com antecedência se não quiser perder a oportunidade.
E se procura outras atividades em Nova Iorque que não tenham nada que ver com o centro da cidade, também há outras propostas que o levarão a explorar os arredores. Uma das excursões mais procuradas em Nova Iorque e arredores é a que o levará, também de helicóptero, a visitar o vale do Hudson, a ponte Tappan Zee, o rio Hudson ou o Harriman State Park.
Na cidade onde tudo é possível, a cultura e a arte têm um peso importante. Assim, encontrará mil e uma formas de passar o dia em Nova Iorque. E para a noite também não lhe vão faltar opções!
Começamos pela cultura em Nova Iorque. As artes visuais são parte da identidade da cidade e isso é visível nas próprias ruas. Mas além da arte urbana, recomendamos que visite o Museu Metropolitano de Arte e o de Arte Moderna. No entanto, as galerias não ficam atrás em qualidade, como a de Soho ou as de Central Park. Os bairros de Bushwick e Williamsburg também são muito interessantes.
Para o turista ativo em Nova Iorque, que gosta de descobrir a magia ao passear pelas ruas, a Broadway é o lugar onde ir. Aqui há 40 teatros oficiais onde são representados diariamente musicais, comédias e dramas. Se gosta de espetáculos, aqui terá entretenimento para vários dias. E para quem gosta de ballet, o Ballet da cidade de Nova Iorque merece uma visita. Para um estilo mais contemporâneo, tem o Teatro de Dança de Harlem.
Em termos de lazer em Nova Iorque, há bares e clubes para todos os estilos e orçamentos. Oak é o clube dos famosos, com um código de vestuário rigoroso; Lavo Nightclub inclui um jantar antes da festa e DJs de house e eletrónica; vai encontrar o estilo comercial em Let’s Dance; e se vem com o dinheiro contado, venha ao Le Bain, com música house e bom ambiente.
Visitada principalmente pelos seus arranha-céus e por ser uma das cidades mais vibrantes dos Estados Unidos, as praias de Nova Iorque são desconhecidas da maioria dos turistas, mas, com este simples guia, aproveite e visite-as!
Localizada na península de Rockaway e pertencente à Gateway National Recreation Area, combina áreas naturais como dunas e bosques, com antigas estruturas militares cobertas de grafitis. Apesar de o acesso ser um pouco complicado, é uma das melhores praias de Nova Iorque e uma das mais tranquilas.
É possível que reconheça o seu nome. Esta praia ocupa, nada mais, nada menos, do que uma extensão de cinco quilómetros. Conta com uma zona infantil e espaço de sobra para relaxar e apanhar sol ou jogar basquetebol e voleibol de praia. Nas proximidades encontra-se o aquário de Nova Iorque.
A sul de Brooklyn está outra das praias mais interessantes de Nova Iorque. De areia clara, é perfeita para tomar banho, apanhar sol ou praticar desporto. Tem um passeio marítimo com muitos bares e restaurantes, cafés e galerias de arte.
Se o nome parecer complicado, pode chama-la pelo seu outro nome: The People’s Beach ou praia do povo. Este nome deve-se a ser uma das praias de maior afluência de Nova Iorque, já que tem um serviço de limpeza muito eficiente. Dispõe de casas de banho, chuveiros e fontes de água, bem como locais para comer.
Se Coney Island é grande, a Praia de Jones tem o dobro do comprimento: dez quilómetros de areia branca, com um passeio marítimo de três, campo de minigolfe e duas piscinas. Se se cansar de ver arranha-céus e pessoas com pressa, é deste lugar que precisa para mudar de ares.
Vai necessitar de um passaporte com validade de até 1 dia após a saída do país. Para os cidadãos portugueses, é obrigatório o obter a ESTA, uma autorização de embarque em voos para os Estados Unidos com validade de 3 anos ou até à data de validade do passaporte, o que ocorrer primeiro. Custa aproximadamente 14 dólares dos Estados Unidos e é requisitado online.
Esta autorização não implica a garantia de acesso ao país, que depende única e exclusivamente do agente de imigração à entrada no país.
Inspira-te para a tua próxima viagem