Conhecida como a cidade do amor, a capital francesa é perfeita para os casais ou para visitar com a família ou os amigos. Os passeios românticos na margem do Sena, a Torre Eiffel, o Louvre, a Sainte Chapelle ou a Catedral de Notre Dame vão fazer da sua viajem uma experiência inesquecível.
Paris é sinónimo de elegância. Paris é café com croissant numa bonita esplanada. Paris é uma cidade a revisitar, porque só uma vez sabe a pouco. Paris é sempre uma boa ideia, ninguém resiste a esta cidade. Paris nous t´aimons.
O ícone mais representativo não só da cidade mas de todo o país. Foi construída para a Exposição Universal de Paris em 1889. Apesar de, inicialmente, os parisienses não terem gostado do desenho, com o passar do tempo converteu-se no monumento mais visitado do mundo. Se quiser subir a esta escultura de ferro de 300 metros de altura, pode utilizar o elevador ou subir a escadaria de 1665 degraus. As vistas panorâmicas da capital francesa são espetaculares.
O museu mais famoso e visitado do mundo e, por isso, um dos lugares de visita obrigatória em Paris. Aí se encontram verdadeiras obras primas, como o Escriba Sentado do Antigo Egito ou a Gioconda de Leonardo da Vinci. A sua enorme pirâmide de vidro funciona como entrada do museu. Além disso, recomendamos que a veja iluminada à noite. Uma imagem que ficará para sempre gravada na sua memória.
Este monumento construído por Napoleão representa a grande vitória na batalha de Austerlitz. Ali perto encontra-se um dos lugares mais comoventes da cidade: o Túmulo do Soldado Desconhecido da Primeira Guerra Mundial. O Arco do Triunfo é inspirado no Arco de Tito de Roma. Situa-se a meio de uma das maiores rotundas do mundo, mas pode lá chegar através de uma passagem subterrânea.
Uma das catedrais góticas mais antigas e bonitas do mundo. Atualmente, apenas se pode ver o exterior devido ao trágico incêndio que sofreu a 15 de abril de 2019. Todavia, é uma paragem obrigatória. As suas duas torres junto à fachada ocidental não deixarão ninguém indiferente. Por cima das suas portas há um total de 28 estátuas que representam os reis da Judeia e de Israel.
Esta ampla avenida une a Praça da Concórdia ao Arco do Triunfo. É uma das ruas mais famosas da cidade e lá encontrará lojas de luxo e restaurantes, para além de edifícios históricos, como o Grand Palais ou o Petit Palais.
Pisar este lugar é pisar história. Nesta praça foram executadas na guilhotina mais de mil pessoas durante a Revolução Francesa. Aqui encontrará um obelisco egípcio com mais de três mil anos.
Montmartre é arte em todos os sentidos. Neste popular bairro boémio viveram Van Gogh e Picasso, entre outros pintores famosos. Pelas suas belas ruas e becos, encontrará a Place du Tertre, sempre cheia de artistas a pintar e a vender os seus quadros. Aqui encontrará também a Basílica do Sagrado Coração, outro lugar imprescindível para visitar. A sua fachada branca e a mistura arquitetónica romana e bizantina tornam-na extraordinária.
Le Marais é sinónimo de encanto. Situado no coração da cidade, neste bairro poderá conhecer a Paris antiga, explorando as suas ruas calcetadas. Pátios escondidos, galerias de arte, lojas vintage, boutiques de moda, restaurantes de design ou elegantes mansões… é mais fácil dizer o que não há neste bairro que tem tudo. Ao passear pelas suas ruas, chegará à praça de Vosges, onde se encontra a casa que foi de Víctor Hugo.
Uma das igrejas mais bonitas do mundo. Esta igreja de estilo gótico foi construída para guardar algumas das mais apreciadas relíquias, entre as quais se destacam a coroa de espinhos, o ferro da lança que cravaram em Jesus, parte da cruz e a esponja do martírio. Crente ou não, é uma autêntica experiência. Os seus deslumbrantes vitrais e a capela superior impressionam qualquer um. Na capela interior, encontra-se o fresco da Anunciação, o mais antigo da cidade.
La Conciergerie
Um dos lugares com mais história de Paris. Foi a residência real até se ter convertido numa das prisões onde mais se praticou tortura no país. Aqui estiveram detidas várias figuras célebres, como Maria Antonieta. Durante a visita, vai poder ver uma reconstrução das celas e das enormes diferenças que existiam entre os presos pobres e os ricos.
Esta cripta contém os túmulos de algumas personalidades famosas, como Marie Curie, Voltaire ou Víctor Hugo. Situado junto a outros edifícios históricos, como a biblioteca de Santa Genoveva, a Câmara municipal ou a igreja de Saint Étienne du Mont, é mais um dos lugares imprescindíveis em Paris.
Se é amante de história, não pode ir embora de Paris sem visitar o Palácio Nacional Les Invalides. De estilo barroco, alberga no seu interior nada mais nada menos do que o túmulo de Napoleão Bonaparte.
A sua altura de 210 metros torna-a num dos melhores miradouros da capital parisiense. Este enorme edifício contrasta com a arquitetura clássica da cidade.
As catacumbas parisienses estão na moda. Nesta extensa rede de câmaras subterrâneas e túneis há mais de seis milhões de esqueletos de diferentes épocas da história.
Aa base desta especialidade francesa são os legumes e as ervas aromáticas. É um estufado de legumes com beringelas, curgete, pimentos vermelhos e amarelos, cebola, manjericão, alho e tomates.
Ainda que tenha a sua verdadeira origem no Antigo Egito, é atualmente uma iguaria da gastronomia francesa.
É uma espécie de tarte salgada que tem muitas variantes, embora a mais típica seja de bacon, presunto ou legumes.
Sem dúvida, o doce mais típico de Paris.
Parecido com um folhado de chocolate.
Transformou-se numa das atividades mais imprescindíveis na cidade. O Sena atravessa a cidade, formando algumas ilhas, como a Île Saint-Louis e a Île de la Cité. Reserve um passeio de barco e deixe-se surpreender pela beleza parisiense. Durante o percurso, encontrará varias pontes que pode atravessar, como a Ponte das Almas, a Ponte das Artes, Le Pont Neuf (ou Ponte Nova) ou a Ponte Alexandro III.
O lugar onde todos os sonhos se tornam realidade. Assim que chegar à Disneyland, começará a respirar a magia e o encanto que habitam no seu interior. Este mundo de conto de fadas é presidido pelo Castelo da Bela Adormecida. Atrações, desfiles, espetáculos… Fique a conhecer a Minnie, o Mickey, o Pluto e toda a família Disney.
Este pulmão verde da cidade é o popular lugar onde todos os parisienses fazem piqueniques ou descansam na relva. Aqui encontrará concertos gratuitos para desfrutar enquanto se desliga da azáfama da cidade.
Pigalle é um bairro onde poderá conhecer o cabaré mais famoso do mundo. O Moulin Rouge foi inaugurado numa época em que a sociedade de Paris lutava pela diversão, pela liberdade e pela alegria de viver (“joi de vivre”). Não é, seguramente, o edifício mais bonito da cidade, mas é um ícone de toda uma época parisiense.
Inspira-te para a tua próxima viagem