Cidade do México
Temos a viagem ideal para ti
Viagens à Cidade do México
Descobrir Cidade do México
A vida no distrito federal do México é interminável e os dias parecem ter mais de 24 horas, o que o torna uma opção muito sedutora. É uma cidade muito grande e muito povoada, com um clima bastante ameno. Reúne todos os ingredientes para oferecer aos visitantes, pelo menos, uma aventura diária, seja qual for o plano e a hora escolhida para começar.
A população da Cidade do México (também denominada distrito federal do México ou CDMX) abrange cerca de 10 milhões de habitantes. Contudo, se se incluir toda a área metropolitana de Valle de México, este número sobe até aos 22 milhões de cidadãos, sendo a maior aglomeração humana da América e do mundo hispanófono, bem como a oitava maior de todo o mundo.
O distrito federal do México transpira vida em todas as horas do dia, desde de manhã bem cedo, uma vez que é o pulmão financeiro do país. Por isso, antes do nascer do sol, é normal ver-se as ruas ocupadas com os executivos de fato a dirigirem-se para os respetivos postos de trabalho. Por haver tantas pessoas, é fácil os madrugadores misturarem-se com quem se deita tarde. Tudo é possível na CDMX. Uma pessoa pode saber como começa o dia, mas nunca saberá como nem onde o acabará, saltando de surpresa em surpresa.
A Cidade do México tem uma oferta cultural inigualável pelo seu valor e pela sua completitude. Dado significativo: a cidade conta com 170 museus e dezenas de galerias de arte. No entanto, o capítulo cultural completa-se tanto nas ruas, praças, parques e monumentos, como por via subterrânea, graças à infindável riqueza arqueológica. É possível visitar muitas dessas exposições arqueológicas daquilo que um dia foi a grande Tenochtitlán, da era pré-colombiana.
Para completar todos os planos diários abrangentes no distrito federal do México, há que não esquecer a riqueza gastronómica e de entretenimento da cidade.
Tudo isto é acompanhado de um clima temperado, cujas temperaturas máximas atingem facilmente os 28 graus e cujas mínimas noturnas podem cair até aos 0 graus em alguns dias do inverno. Antes de visitar esta grande cidade cosmopolita, deve ter-se em consideração que a época chuvosa habitual é de junho a agosto. Já a época mais seca é de novembro a abril.
O que ver
¡Há tanto para ver! Na parte mais moderna e urbana da cidade, recomenda-se a observação do buliçoso edifício da Bolsa de Valores do México, no Paseo de la Reforma, de maior importância na América hispânica.
O Museo Nacional de Antropología e o Museo del Templo Mayor dividem o que foi possível resgatar do artesanato da época pré-clássica mesoamericana, do ano 2500 a. C. até 200 d. C. É tudo o que sobrou depois de a grande maioria da obra compilada ter sido destruída durante a conquista do México.
A Catedral Metropolitana de la Asunción de la Santísima Virgen María situa-se na grande Plaza de la Constitución, em pleno centro histórico da capital. Além da imponência do edifício, também se recomenda observar as obras de Juan de Rojas, Juan Correa e um óleo que nos dias de hoje ainda se atribui a Murillo.
O Palacio Nacional e o Palacio de Bellas Artes dividem a produção do Muralismo, a corrente artística que se desenvolveu depois da Revolução Mexicana.
Um dos edifícios mais singulares da cidade, que gera muitas fotografias e a sensação de êxtase ao entrar, é o Museo Suomaya, nome da esposa do magnata mexicano Carlos Slim. No interior, expõem-se coleções de deixar o queixo caído: a maior coleção privada de esculturas originais de Rodin fora de Paris, esculturas de Dalí, peças de El Greco, Velázquez e Picasso. Provavelmente, esta proposta merece um dia completo da viagem.
De qualquer das formas, reservam-se grandes sensações e olhares retrospetivos no tempo com qualquer passeio a realizar no centro histórico.
Para se deslocar de norte a sul desta grande cidade, o ideal é seguir a Avenida de los Insurgentes. É possível fazê-lo de carro ou de autocarro, o meio de transporte público que atravessa uma boa parte da capital.
O que comer
Numa cidade tão grande, é normal encontrar tudo o que se procura, desde zonas especializadas em fast food a restaurantes de alta cozinha internacional, passando, claro, pelos diversos locais que se dedicam a oferecer a gastronomia mexicana aos clientes.
Do ponto de vista gastronómico, o distrito federal do México é um resumo das tradições culinárias do país, embora muitos ingredientes ancestrais tenham sido substituídos por outros mais fáceis de obter. Ainda assim, vê-se nas ruas o consumo diário dos típicos petiscos mexicanos, como o tlacoyo (tortilha grossa de milho azul recheada com feijões, favas ou requeijão), os tacos de vaca "al pastor" ou as quesadillas com flor de abóbora.
Nos restaurantes, também há oferta internacional para todas as pessoas. É fácil encontrar comida tailandesa, coreana, libanesa, marroquina, italiana, francesa ou argentina. Em caso de nostalgia, na Cidade do México é possível encontrar restaurantes especializados em cozinha castelhana, galega, asturiana ou basca.
Se coincidir com a data das férias, recomenda-se visitar a concorridíssima Feria Nacional del Mole, que se celebra durante o mês de outubro em San Pedro Atocpan.
Aventura e desporto
Numa capital desta dimensão, o desporto de aventura tem de ser procurado nos arredores ou nos ginásios. No entanto, o distrito federal do México oferece cenários perfeitos para um bom passeio (seguro) de bicicleta ou uns estimulantes quilómetros de jogging. Estes podem fazer-se no Bosque de Chapultepec, no Paseo de la Reforma, no Parque México, no Bosque de Tlalpan ou no Canal de Cuemanco. Existem áreas verdes e urbanas (ou combinadas) para o prazer absoluto dos amantes do desporto diário. Ainda assim, devem ter-se em conta dois fatores. Primeiro, a cidade está a uma altitude de 2200 metros acima do nível do mar, algo que pode afetar o desempenho no exercício. Segundo, verifica-se uma qualidade deficiente do ar.
Não muito longe da cidade, em Los Perros, Las Tres Peñas e Tepoztlán, é possível praticar rapel. Outro desporto radical que está na moda é o canyoning, que consiste em descer desfiladeiros frequentemente localizados junto a rios. É possível praticar este desporto no outeiro de Tepozteco.
Lazer e cultura
Uma curiosidade que talvez não saiba é que a maior praça de touros do mundo é a Plaza México, que oferece uma atividade de lazer alternativa para os amantes da tauromaquia.
No distrito federal do México, chamam-se "bares" ou "antros" às discotecas, algo que deve ter-se em conta numa saída à noite. As cantinas são outra opção que se recomenda muito.
O entretenimento divide-se por zonas, como quase em todas as cidades. Na zona rosa, todos os bares, antros e restaurantes vão chamar a sua atenção. Existem para todos os gostos. A zona "betinha" é a de Polanco e Condesa, repleta de estabelecimentos de luxo. San Ángel e Coyoacán reúnem uma enorme oferta variada.
Se quiser dar uns passinhos de dança até de manhã, seguem-se os nomes dos "antros" mais aclamados: La Santa, AM Local, Otto Bar e Patrick Miller.
Há que não esquecer as cantinas, já sugeridas acima. Porquê? Porque combinam boa comida e diversão. Anote na sua agenda os seguintes nomes: Los Remedios Insurgentes, A Pico y Espolón, El Refugio de las Leyendas, El Dux de Venecia e o lugar onde dizem que Pancho Villa disparou contra o teto e deixou uma bala presa: o Bar La Ópera.
Sustentabilidade
Com 20 milhões de habitantes em tão pouco território, é difícil alcançar os níveis ideais de sustentabilidade. Contudo, a Cidade do México ganhou o "Desafio das Cidades" em 2020, organizado pelo World Wide Fund for Nature, WWF, no qual se valorizam as ações das cidades para alcançar os objetivos do Acordo de Paris de 2015. Trata-se da única capital ibero-americana distinguida com este prémio até à data.
Teu blog diario para descubrir novas experiências
Inspira-te para a tua próxima viagem
Férias em família em Fuerteventura: aproveite-as no Iberostar Waves Gaviotas Park
Se está procurando férias em família inesquecíveis num ambiente paradisíaco, o Iberostar Waves Parque Gaviotas é a opção perfeita. Esse hotel em Fuerteventura foi recentemente renovado e oferece tudo o que é necessário para que adultos e crianças possam desfrutar ao máximo da sua estadia. Serviço tudo incluído, quartos modernos, suítes, SPA e ginásio, piscina e claro, uma aposta total no turismo sustentável.
Secrets® Playa Blanca Costa Mujeres 5* Luxury: Onde o luxo ilimitado encontra a beleza das Caraíbas
Passar uma noite romântica num lugar relaxante onde a suave brisa do mar acaricia a sua pele, a decoração é bem cuidada e pode desfrutar do máximo conforto é o sonho de qualquer casal. No entanto, encontrar um local que reúna estas características pode ser um desafio. Secrets® Playa Blanca Costa Mujeres 5* Luxury conseguiu encaixar nessa descrição, graças à fusão do azul do Mar das Caraíbas visível dos quartos com a sumptuosidade que caracteriza este hotel. Um resort de luxo na Costa Mujeres, exclusivamente para adultos que desejam entregar-se ao amor e à paixão ou à tranquilidade do seu ambiente pacífico.
Tulum, descubra as Caraíbas mais vibrantes
Um recanto das Caraíbas que lhe rouba o fôlego e o coração desde o primeiro momento, e onde passará dias inesquecíveis como casal, com a família ou com os amigos.
Férias em Puerto Plata: Um paraíso tropical
Puerto Plata é uma cidade costeira situada na costa norte da República Dominicana. É um destino turístico popular devido às suas praias de areia branca e vistas deslumbrantes sobre o mar. Com a Newblue pode viajar para este destino paradisíaco este verão.