Glasgow
Temos a viagem ideal para ti
Viagens a Glasgow
Descobrir Glasgow
Glasgow é uma cidade portuária na Escócia, situada no oeste das Terras Baixas e junto ao Rio Clyde. Uma vez que a mais conhecida neste país é Edimburgo, esta é frequentemente ignorada. No entanto, a sua arquitetura, que combina os estilos Vitoriano e Art Nouveau, não deixa ninguém indiferente se prestar atenção suficiente.
Passeando pelas suas ruas, joias como a Catedral de São Mungo, a Câmara Municipal na George Square e a Universidade de Glasgow esperam por si. Todos eles com fachadas impressionantes que não dececionam ninguém. Para viajar no tempo, pode passear pela Necrópole, e se quiser ver edifícios inspirados pela natureza e com linhas abstratas, não perca as obras de Mackintosh, o expoente máximo da Escócia na Art Nouveau. Um dos mais atrativos é The Lighthouse.
Mas a arte está também literalmente nas ruas, como nos murais que são pintados por toda a cidade. E enquanto se explora a área, não há nada como aparecer num dos pubs locais para se ter uma ideia dos costumes locais. Por vezes não é necessário visitar todos os museus de uma cidade para compreender a sua cultura. Embora se preferir a rota tradicional, os museus Kelvingrove e Hunterian Glasgow são os dois mais populares.
Se desejar fazer excursões para complementar a sua viagem, a partir daí poderá visitar outras áreas de exploração da natureza e desporto, tais como Loch Ness, os restos de castelos antigos e as centenas de ilhas ao largo da costa. A Escócia tem muito a oferecer!
O que ver
Se quer desfrutar de uma visita completa que não deixa nada a desejar, aqui estão todas as coisas para ver em Glasgow!
Catedral de São Mungo
Também conhecido como o High Kirk, é o maior expoente da arquitetura gótica do país, pois é um dos edifícios mais antigos, especificamente do século XII, embora tenha sido ampliado três séculos mais tarde. Visite o túmulo de São Mungo e banqueteie-se com os seus olhos nos vitrais dos pecados mortais que se encontram no seu interior.
Necrópole
A uma curta distância, este cemitério de jardim vitoriano modelado num cemitério de jardim parisiense tem cerca de 50.000 pessoas enterradas, com sepulturas não referenciadas e outras com mausoléus e lápides.
George Square
Na Cidade Mercante, esta praça dos finais do século XVIII não está apenas rodeada por edifícios vitorianos, mas também se podem ver esculturas dedicadas a pessoas famosas.
Hidden Lane e Ashton
A cultura é uma coisa importante em Glasgow, mas também o é a arte de passar uma noite num pub. Ashton é um animado bairro universitário, enquanto que Hidden Lane é mais tranquila. Com ruas calcetadas, ambas são perfeitas para absorver a atmosfera local.
Universidade de Glasgow
Além de ter vários prémios Nobel, a visita vale a pena pelo seu claustro gótico, a Casa Mackintosh da biblioteca e o Museu Hunterian.
Jardim Botânico
O Jardim Botânico é um parque público que data do início do século XIX. Para além de uma multiplicidade de zonas de passeio, há uma estufa de vidro e ferro forjado, o Kibble Palace, e estátuas que se fundem na vegetação. Nos meses de verão, os habitantes locais vêm frequentemente aqui para piqueniques.
The Lighthouse
O maior expoente da Art Nouveau na Escócia foi Charles Rennie Mackintosh, que, entre outros edifícios, construiu este farol, dentro do qual existe uma espetacular escadaria em caracol que conduz a um belo miradouro.
O que comer
A cozinha escocesa faz parte da cultura do país, e por isso deve fazer parte da sua experiência de viagem. Estes são os pratos imperdíveis para comer em Glasgow!
Os melhores pratos
Embora a cidade não seja excessivamente grande, terá de parar em algum momento para recuperar as suas forças. E o que é que vai pedir? Dependendo da hora do dia, pode optar por um ou outro dos pratos mais conhecidos da cidade. Para o pequeno-almoço, nada como uma boa papa de aveia com fruta. Uma vez que também chegou ao nosso país e é uma tendência de fitness, pode já ser o seu pequeno-almoço habitual, mas aqui pode saborear o sabor do autêntico.
Outra opção bastante mais potente é o Scottish breaskfast, que se assemelha muito ao que é comido em Inglaterra, com feijão branco em molho de tomate, salsicha, bacon, ovo frito, cogumelos e torradas. Não passarás fome! O black pudding, que é pão com uma espécie de morcela, também se come.
E se quiser experimentar algo surpreendente, experimente o Mars, que são barras de chocolate recheadas com biscoito e caramelo e revestidas com a mesma massa que o peixe frito. Para ajudar a comida a descer, experimente a bebida Irn Bru, com sabor a citrinos.
Os melhores restaurantes
Por muitas recomendações que possam ser dadas, é apenas quando lá estiver e perguntar aos habitantes locais que poderá descobrir onde se encontram os melhores locais para comer em Glasgow. Mas porque sabemos que quer alguns nomes, o Number 16 oferece pratos de qualidade sem esvaziar os bolsos; em Two Fat Ladies at the Buttery, pode experimentar receitas escocesas no melhor ambiente da cidade, e em Fanny Trollopes, iguarias sazonais de carne e peixe esperam por si.
Aventura e desporto
Se procura aventura ou pelo menos um pouco de desporto em Glasgow, aqui estão algumas coisas para fazer em Glasgow para aproveitar ao máximo a sua visita!
O que fazer em Glasgow? Atividades de aventura e desportivas
Se não se quiser afastar demasiado para o desporto em Glasgow, pode-se dirigir para os 11 hectares do Jardim Botânico. Aí pode caminhar até se cansar, correr ou andar de bicicleta ao longo dos trilhos como os habitantes locais. Para estes, os principais desportos são o futebol, o râguebi e o golfe, por isso, se gostar de os observar confortavelmente em vez de os jogar, é provável que haja um evento durante a sua visita. Outra opção para os espectadores é o curling, o desporto mais antigo do país, que é praticado em pistas de gelo entre setembro e abril.
Outras atividades em Glasgow para fazer na sua viagem incluem desportos aquáticos. A Escócia tem mais de 10.000 km de costa, assim como vários lagos e rios. Assim, pode optar pelo surf tradicional ou o de remo, dependendo de como gosta das suas ondas; fazer rafting ou caiaque, especialmente ao longo da costa de uma das ilhas da área.
E se estiver à procura de passeios interessantes em Glasgow, o mais comum é o que vai a Loch Ness e ao Castelo de Urquhart; uma fortaleza que parece ter sido construída antes do século XIII e que, apesar de estar em ruínas, é um dos monumentos mais visitados como Património Nacional Escocês.
Lazer e cultura
A história e a cultura desta cidade é fascinante, mas o entretenimento também não deve ser esquecido. Se quiser saber mais sobre algumas atividades em Glasgow, aqui estão as nossas sugestões!
Para se ter uma ideia da cultura de Glasgow, começamos com os seus museus. Um dos mais importantes é a Kelvingrove Art Gallery and Museum, que, além de ser gratuito, como muitos outros na cidade, tem obras tão importantes como A Anunciação de Botticelli ou O Cristo de Salvador Dalí, bem como obras de Van Gogh, Rembrandt, Gauguin e outros artistas importantes. O Hunterian Museum and Art Gallery, o primeiro museu público de Glasgow, é também o lar de coleções de arte, arquitetura de Mackintosh e uma área de zoologia.
Se gosta de arte, não tem de visitar todos os museus de arte, porque nas ruas da cidade tem outra das atividades mais divertidas de Glasgow: a rota dos murais. Conseguiu trazer cor a muitas ruas que não tinham praticamente nada para oferecer. Para lazer em Glasgow, existem várias áreas para compras, tais como Buchanan Street para lojas de roupa, o Mercado de Barras para roupas vintage, a Merchant Square para lojas independentes, e se quiser ver kilts autênticos, vá ao Hetor Russell Kiltmakers.
Para o turismo ativo em Glasgow, os pubs podem ser visitados em qualquer altura, e se vir vários numa só noite chama-se Pub Crawling. Se quiser prolongar até às primeiras horas, as áreas de bar e de clubes são o centro da cidade, a cidade do mercado e o West End.
Teu blog diario para descubrir novas experiências
Inspira-te para a tua próxima viagem
Férias em família em Fuerteventura: aproveite-as no Iberostar Waves Gaviotas Park
Se está procurando férias em família inesquecíveis num ambiente paradisíaco, o Iberostar Waves Parque Gaviotas é a opção perfeita. Esse hotel em Fuerteventura foi recentemente renovado e oferece tudo o que é necessário para que adultos e crianças possam desfrutar ao máximo da sua estadia. Serviço tudo incluído, quartos modernos, suítes, SPA e ginásio, piscina e claro, uma aposta total no turismo sustentável.
Secrets® Playa Blanca Costa Mujeres 5* Luxury: Onde o luxo ilimitado encontra a beleza das Caraíbas
Passar uma noite romântica num lugar relaxante onde a suave brisa do mar acaricia a sua pele, a decoração é bem cuidada e pode desfrutar do máximo conforto é o sonho de qualquer casal. No entanto, encontrar um local que reúna estas características pode ser um desafio. Secrets® Playa Blanca Costa Mujeres 5* Luxury conseguiu encaixar nessa descrição, graças à fusão do azul do Mar das Caraíbas visível dos quartos com a sumptuosidade que caracteriza este hotel. Um resort de luxo na Costa Mujeres, exclusivamente para adultos que desejam entregar-se ao amor e à paixão ou à tranquilidade do seu ambiente pacífico.
Tulum, descubra as Caraíbas mais vibrantes
Um recanto das Caraíbas que lhe rouba o fôlego e o coração desde o primeiro momento, e onde passará dias inesquecíveis como casal, com a família ou com os amigos.
Férias em Puerto Plata: Um paraíso tropical
Puerto Plata é uma cidade costeira situada na costa norte da República Dominicana. É um destino turístico popular devido às suas praias de areia branca e vistas deslumbrantes sobre o mar. Com a Newblue pode viajar para este destino paradisíaco este verão.