Djerba
Temos a viagem ideal para ti
Viagens a Djerba
Descobrir Djerba
No Golfo de Gabes, na parte sudeste da Tunísia, encontra-se a ilha de Djerba, com uma área de pouco mais de 500 metros quadrados e separada do continente por apenas dois quilómetros. É um dos centros turísticos do país, especialmente popular pelo seu turismo exclusivo e de qualidade.
É a maior ilha do Norte de África e tem cerca de 150 quilómetros de costa e extensas praias paradisíacas, uma das suas grandes atracções e principal meio para atrair turistas. A principal cidade da ilha é Houmt Souk, onde é um prazer fazer turismo urbano ou simplesmente passear pelos seus becos estreitos com ruas caiadas e as portas pintadas de branco. Visitar a sua impressionante souq (feira árabe) para comprar artesanato tunisino, sentar-se num dos seus pequenos cafés para tomar um típico chá de menta e pinhões ou explorar um dos seus interessantes monumentos é um plano ideal para um dia de férias.
Djerba foi, em tempos, um importante porto comercial entre África e a Europa. Diferentes povos passaram por ela, como os Cartagineses e os Romanos, alguns dos quais ainda se conservam algumas ruínas.
Inclusive, a ilha tem o seu lado mitológico, como aparece na "Odisseia" de Homero. Após a famosa cena da fuga em barco do canto das sereias, Ulisses chega a uma ilha de excepcional beleza, a ilha dos lotófagos: Djerba. O mito e a lenda que conquistou Ulisses resistiu até hoje neste destino encantador.
O que ver
Djerba é uma ilha que oferece uma multiplicidade de possibilidades e opções. Não se pode perder as suas praias paradisíacas, mas também não se pode perder a sua história e património cultural. Mesquitas, sinagogas e fortalezas dar-lhe-ão um pedaço da história deste enclave excepcional. E para uma lembrança, nada melhor do que o fascinante souq (feira árabe) de Houmt Souk.
Guellala
Um dos centros urbanos a visitar em Djerba é a aldeia de Guellala, a capital da olaría e da cerâmica na ilha. A cerca de 20 quilómetros de Houmt Souk, esta aldeia é conhecida pelo seu motor económico e por produzir um dos legados culturais da Tunísia. Para além de visitar oficinas de olaria, encontrará numerosas lojas onde poderá comprar as belas e coloridas criações tradicionais. Pode até inscrever-se numa oficina de olaria e levar para casa uma peça originalmente sua.
Sinagoga de Ghriba
No centro da ilha, na aldeia de Er Riadh, está o testemunho vivo da passagem do povo judeu por este canto fascinante do Norte de África. Presidindo a cidade, está a sinagoga de La Ghriba, fundada em 1920. A sua decoração ostentosa com azulejos coloridos e vitrais esculpidos faz lembrar o estilo oriental. É também um local de peregrinação para os judeus practicantes, pois preserva uma das Torahs mais antigas do mundo.
Melhores praias
Sem dúvida, a principal atracção da ilha de Djerba, são as suas praias. Qualquer viajante se apaixonará pelas maravilhosas vistas oferecidas pelos seus 150 quilómetros de costa: longos trechos de areia branca fina, bordejados por sugestivas palmeiras de frente para o Mar Mediterrâneo cristalino. Que mais se pode pedir?
Praias de Sidi Mahrez
No lado norte da ilha encontra-se a fascinante praia de Sidi Mahrez, uma longa faixa de areia separada por formações rochosas. A areia dourada é banhada por um mar Mediterrâneo calmo com águas turquesas. Passar horas deitado debaixo de uma palmeira a apreciar a suave brisa do mar e o sol quente é uma experiência imbatível. Além disso, a área tem numerosos serviços e instalações para praticar o seu desporto aquático preferido.
Praia da Seguia
Esta é uma das praias mais conhecidas e de maior ambiente estival da ilha, o que se deve sem dúvida ao facto de se tratar de um verdadeiro paraíso. A areia dourada, as grandes palmeiras e as águas cristalinas são os principais factores da sua popularidade. Para além da bela vista de cartão postal, os visitantes podem desfrutar dos restaurantes próximos, bares onde pode desfrutar de um sumo de fruta fresca e, claro, reservar actividades como o esqui aquático ou o mergulho.
O que comer
A cozinha tunisina caracteriza-se por tirar o máximo partido dos produtos frescos e sazonais combinados com especiarias e sabores orientais e africanos. Na ilha de Djerba, sendo um destino costeiro, o peixe e os mariscos têm lugar de destaque na sua cozinha e são fáceis de encontrar nas ementas de restaurantes e hotéis da mais alta qualidade. Além disso, não se pode perder os pratos típicos tunisinos como o cuscuz e as saborosas tajines.
Tajines
As tajines não têm nada a ver com as tajines marroquinas. Na Tunísia, este prato tradicional é uma espécie de quiche ou torta salgada no forno. É uma mistura de carne ou peixe com vegetais e ovos. A mais comum é aquela feita com frango, embora também se possa encontrar uma versão com cordeiro ou peixe - a versão com atum ou bonito é uma delícia. É misturado com espinafres, batatas ou outros vegetais e acabado com ovo e gratinado no forno.
Couscous
O cuscuz é o prato tradicional tunisino por excelência e é quase obrigatório se se viajar para o Norte de África. A popular sêmola de trigo cozida é acompanhada por vegetais sazonais como abóbora, aboborinha, cenoura e leguminosas como grão-de-bico, todos bem condimentados, juntamente com borrego, frango ou peixe. Diferentes variações de cuscuz são fáceis de encontrar e todas igualmente deliciosas.
Kamounia
Para aqueles que preferem pratos vigorosos, o kamounia tunisino é um prato obrigatório. É um guisado de carne, geralmente de borrego, com miudezas como fígado, rim ou coração. É servido com um caldo saboroso e pode ser acompanhado por batatas estufadas ou arroz cozido.
Aventura e desporto
De todos os tipos de desportos aquáticos e aquáticos ao golfe, Djerba é o lugar ideal para se deixar levar pela aventura ou para relaxar com o seu desporto preferido. Para uma dose extra de excitação, que melhor maneira de explorar o deserto do Sáara do que de camelo, a pé ou em tracção às quatro rodas.
Excursão para o Sara
A ilha de Djerba está situada no sudeste da Tunísia, às portas do Deserto do Sáara. Se quisermos ter uma experiência completa da nossa viagem, não podemos perder uma excursão no deserto. Desfrute da vista panorâmica de Aïn El Anba, visite aldeias como Beni Khedache ou Ksar Hallouf e pare no oásis de Ksar Ghilan antes de se dirigir para o fascinante Sáara. Mergulhe na cultura berbere fazendo um passeio de camelo exótico através das dunas de areia.
Pratique o seu swing
Os amantes do golfe têm o seu pequeno paraíso na Tunísia, onde foram construídos campos excepcionais em numerosas cidades e estâncias turísticas. A ilha de Djerba tem um clube de golfe com mais de 120 hectares onde se pode jogar não só na relva, mas também entre dunas de areia, palmeiras e vistas fabulosas para o mar.
Lazer e cultura
Fortalezas de pedra robustas, museus de cerâmica, mesquitas coloridas... A herança de Djerba é uma das suas melhores atracções. Se acompanharmos as visitas culturais com danças folclóricas ou visitas aos cenários da Guerra das Estrelas, as férias tornam-se perfeitas num instante.
Guerra das Estrelas
Os fãs da saga Guerra das Estrelas estarão bem cientes de que a Tunísia foi o local escolhido por George Lucas para filmar algumas das cenas do filme, especificamente as que recriam o planeta Tatooine. Na ilha de Djerba, o famoso realizador escolheu a cidade de Ajim para algumas das cenas. Há numerosas visitas e excursões para explorar os cenários da mais famosa saga cinematográfica e visitar os edifícios que serviram de cenários. Que a força esteja convosco!
Borj El Kebir Fortress
Um testemunho vivo das antigas lutas pelo controlo do Mediterrâneo é a fortaleza de Borj el Kebir. Construída no século XIII pelo Rei da Sicília, ficou mais tarde sob domínio espanhol até 1560 quando, após uma sangrenta batalha, os espanhóis foram expulsos da ilha pelo exército do Império Otomano liderado pelo pirata Dragut.
Danças tradicionais
A Djerba tem uma vida nocturna animada e variada. Restaurantes, bares e as discotecas mais exclusivas alinham-se à beira-mar. No entanto, se quiser uma experiência única, não pode perder um espectáculo tradicional de folclore. A dança tunisina, também chamada a Dança da Jarra ou Raks al Juzur, de tradição berbere, consiste numa dança ao ritmo da música do tambor e segurando uma jarra equilibrada na cabeça.
Teu blog diario para descubrir novas experiências
Inspira-te para a tua próxima viagem
Férias em família em Fuerteventura: aproveite-as no Iberostar Waves Gaviotas Park
Se está procurando férias em família inesquecíveis num ambiente paradisíaco, o Iberostar Waves Parque Gaviotas é a opção perfeita. Esse hotel em Fuerteventura foi recentemente renovado e oferece tudo o que é necessário para que adultos e crianças possam desfrutar ao máximo da sua estadia. Serviço tudo incluído, quartos modernos, suítes, SPA e ginásio, piscina e claro, uma aposta total no turismo sustentável.
Secrets® Playa Blanca Costa Mujeres 5* Luxury: Onde o luxo ilimitado encontra a beleza das Caraíbas
Passar uma noite romântica num lugar relaxante onde a suave brisa do mar acaricia a sua pele, a decoração é bem cuidada e pode desfrutar do máximo conforto é o sonho de qualquer casal. No entanto, encontrar um local que reúna estas características pode ser um desafio. Secrets® Playa Blanca Costa Mujeres 5* Luxury conseguiu encaixar nessa descrição, graças à fusão do azul do Mar das Caraíbas visível dos quartos com a sumptuosidade que caracteriza este hotel. Um resort de luxo na Costa Mujeres, exclusivamente para adultos que desejam entregar-se ao amor e à paixão ou à tranquilidade do seu ambiente pacífico.
Tulum, descubra as Caraíbas mais vibrantes
Um recanto das Caraíbas que lhe rouba o fôlego e o coração desde o primeiro momento, e onde passará dias inesquecíveis como casal, com a família ou com os amigos.
Férias em Puerto Plata: Um paraíso tropical
Puerto Plata é uma cidade costeira situada na costa norte da República Dominicana. É um destino turístico popular devido às suas praias de areia branca e vistas deslumbrantes sobre o mar. Com a Newblue pode viajar para este destino paradisíaco este verão.